REQUEIJÃO CASEIRO

REQUEIJÃO CASEIRO

Para passar no pão, para colocar no recheio da torta, para fazer a calda do suflê de goiabada, para nunca mais precisar comprar a versão ultraprocessada.

INGREDIENTES

  • 1 litro de leite integral (tipo A)
  • 2 colheres (sopa) de caldo de limão (1 unidade)
  • 25 g de manteiga em temperatura ambiente (cerca de 1 ½ colher (sopa))
  • ½ colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO

  1. Coloque o leite numa panela média e leve ao fogo alto. Assim que ferver, reserve ½ xícara do leite e desligue o fogo. Junte o caldo de limão e misture delicadamente.
  2. Deixe o ácido do limão agir por cerca de 5 minutos, até talhar – o leite deve formar grumos, com uma parte sólida branca bem visível, imersos num líquido levemente amarelado. Se demorar muito, acenda o fogo novamente e deixe ferver de novo. Desligue, mexa e espere mais alguns minutos até talhar.
  3. Forre uma peneira com um pano de algodão fino (ou filtro de papel) e coloque sobre uma tigela funda. Despeje o leite talhado na peneira e, com uma colher ou espátula de silicone, pressione a mistura para extrair o máximo de soro.
  4. Transfira o queijo drenado para o liquidificador, junte a ½ xícara (chá) de leite morno reservado, a manteiga e o sal. Bata bem até formar um creme liso – caso necessário, pare de bater e raspe a lateral do liquidificador com a espátula.
  5. Transfira o requeijão para um pote de vidro e deixe esfriar completamente antes de tampar. Leve para a geladeira por, no mínimo, 2 horas para terminar de firmar.

VALIDADE

O requeijão caseiro dura 5 dias armazenado num pote com fechamento hermético na geladeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.